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Design de Interacção

Desenhar produtos digitais fáceis de usar

O design de interacção (abreviado para IxD) refere-se ao design de produtos digitais e serviços interactivos de acordo com a forma como os utilizadores interagem com eles. As interacções são todos os elementos no ecrã que os utilizadores possam deslizar, clicar, tocar ou digitar, como botões, links, campos de formulários e muito mais.

Para o design de interacção é fundamental perceber como os utilizadores e a tecnologia comunicam entre sim, bem como perceber as necessidades, limitações e contextos dos utilizadores. Sabendo isso, os designers podem antecipar como alguém pode interagir com o produto ou serviço e personalizá-lo para responder às suas necessidades, corrigir problemas no início do desenvolvimento e inventar formas inovadoras de fazer as coisas.

As cinco dimensões do IxD

  • Palavras

    Todo o texto (como nomes de botões, por exemplo) que ajuda a fornecer a quantidade certa de informação aos utilizadores. As palavras devem ser simples de compreender e comunicar a informação facilmente aos utilizadores.  

  • Representações visuais

    Todos os gráficos, ícones ou imagens com os quais os utilizadores interagem. Normalmente, complementam as palavras usadas para comunicar a informação aos utilizadores. Devem ser usados com moderação para não os sobrecarregar.

  • Objectos físicos ou espaço

    O meio através do qual os utilizadores interagem com o produto ou serviço. Pode ser hardware físico, como um rato ou teclado, ou um equipamento móvel.

  • Tempo

    O tempo durante o qual os utilizadores interagem com a interface. Podem ser animações, vídeos e sons.

  • Comportamento

    As emoções e reacções dos utilizadores quando interagem com o produto.  

Usar micro-interacções para melhorar a experiência do utilizador

Quando os utilizadores estão a navegar por um website ou aplicação precisam de saber o que acontece quando executam uma acção, quer seja deslizar para a esquerda, adicionar itens ao carrinho de compras ou clicar num botão. É por isso que as micro-interacções são importantes, pois são usadas para dar feedback significativo ao utilizador. Para além disso, micro-interacções bem desenhadas podem criar uma experiência mais agradável.

Barras de scroll, animações deslize-para-actualizar, animações de deslizar ou notificações de email são alguns exemplos de micro-interacções.

As micro-interacções são também usadas para:
  • Incentivar o envolvimento e fazer com que os utilizadores interajam com a interface
  • Economizar espaço em dispositivos móveis ocultando alguns itens de acção usando gestos 
  • Comunicar a informação de forma mais clara, usando recursos visuais e animações
  • Tornar ecrãs de carregamento aborrecidos em algo mais interessante
  • Ensinar o utilizador a utilizar a interface
  • Ajudar os utilizadores a prevenir erros
  • Exibir o estado do sistema
  • Executar acções rápidas
  • Direccionar a atenção dos utilizadores
  • Comunicar a marca

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A Xperienz aplica investigação ao design de interfaces simples e fáceis de usar. Aprendendo tudo sobre os seus utilizadores conseguimos desenhar uma solução que conjuga o que eles querem e o que beneficia o seu negócio.

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