Todos os Serviços

Serviços de Investigação

Diários

Obter informações sobre os utilizadores durante um longo período

Este método de investigação longitudinal é usado para reunir dados sobre o comportamento, actividades e experiências do utilizador durante um período de tempo mais extenso que pode variar entre alguns dias a um mês ou mais. É solicitado aos participantes que escrevam informação específica sobre as actividades em estudo num diário.

Para criarem os seus diários, é entregue aos participantes um pack com as ferramentas que precisam para registar informação pré-determinada durante algum tempo. Pode incluir um caderno, canetas, post-its, uma câmera ou qualquer coisa que ajude o participante a reunir e registar informação.

Este método é especialmente apropriado para testar produtos e serviços mais complexos que envolvam um leque variado de funcionalidades, que seriam impossíveis de cobrir durante um teste de usabilidade.

Os estudos de diário são úteis para perceber comportamentos de longo-prazo, como hábitos, cenários de utilização, atitudes e motivações, mudanças de comportamento e percepções, e percursos do cliente.

Recrutar e motivar os participantes

Os estudos de diário requerem tempo e dedicação dos participantes. Um dos maiores desafios é atingir um alto nível de compromisso dos participantes para obter entradas de diário suficientes e confiáveis. É por isso que é importante que o investigador se mantenha em contacto com os participantes e lhes dê lembretes periodicamente. Para assegurar um nível certo de envolvimento, devem receber um incentivo que os mantenha interessados. Portanto, é provável que exijam uma remuneração mais significativa do que uma sessão de testes de usabilidade de 60 minutos.

As instruções dadas aos participantes para o estudo de diário são cruciais para assegurar o seu sucesso. Devem saber exactamente com que frequência devem escrever no diário, por quanto tempo, e se são esperadas imagens, capturas de ecrã ou respostas a questionários.

Papel e caneta ou diários electrónicos?

Fornecer um caderno e um lápis ou caneta é a opção mais directa e económica. Contudo, nem todos os participantes poderão ter uma caligrafia legível. Por outro lado, os smartphones tornaram-se tão prolíficos que usar uma aplicação como diário poderá ser bastante confortável para muitos participantes. Simplifica também a análise de dados e as entradas de diário podem ser registadas por voz, vídeo ou fotografias.

Qualquer que seja o método, deverá ser ajustado ao público-alvo. As pessoas mais velhas poderão estar mais à vontade com papel e caneta, por exemplo. O importante é que os participantes se sintam confortáveis com o processo de manter o diário.

Benefícios dos estudos de diário

  • Acções reais dos utilizadores

    Os utilizadores registam as suas acções reais e não apenas o que se lembram delas.

  • Utilizadores no seu próprio ambiente

    Os utilizadores estão num ambiente familiar e na situação real e relevante de utilização.

  • Situações de uso na vida real

    Ver exactamente as situações nas quais os participantes usam o produto ou serviço.

  • Aprender sobre os aspectos não-digitais da experiência do utilizador
  • Descobrir sobre o uso a longo-prazo de um produto ou serviço
  • Útil para definir futuros requisitos de UX
  • Os utilizadores não são influenciados pelo facilitador
  • Clarificar decisões complexas

Quer perceber como os utilizadores interagem com o seu produto a longo prazo?

A Xperienz irá recrutar participantes, criar um pack com as ferramentas necessárias, definir a melhor abordagem (papel ou electrónico) de acordo com os objectivos e o orçamento do seu projecto, e garantir que os participantes se mantêm interessados durante o estudo. No final, apresentamos um relatório detalhado com todas as descobertas.

Fale Connosco