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Arquitectura de Informação

Estruturar a informação para que os utilizadores encontrem o que precisam

A arquitectura de informação (AI) foca-se em organizar, estruturar e classificar o conteúdo de websites e de aplicações web e móveis de forma eficaz e lógica. O objectivo é ajudar os utilizadores a encontrar a informação que precisam e a completarem tarefas sem muito esforço. Ao ter uma AI clara, com conteúdo bem organizado e estruturado, os utilizadores também considerarão o produto ou serviço mais fácil de usar.

“Ajudamos os nossos utilizadores a perceber onde estão, o que encontraram, o que esperar e o que está ao redor.”

- Peter Morville

O que é necessário para criar uma boa AI?

Uma AI que funciona bem atente às necessidades das pessoas, do conteúdo e do contexto.  

  • Conteúdo

    Uma boa compreensão do conteúdo, incluindo saber que conteúdo existe, o que deveria existir e que conteúdo é necessário, é essencial para uma arquitectura de informação que funciona bem para o conteúdo actual e futuro.

  • Pessoas

    É importante saber o suficiente sobre as pessoas de forma a conseguir agrupar o conteúdo de uma forma que faça sentido para elas.

  • Contexto

    Criar uma AI que funciona tanto para os objectivos das pessoas como do negócio, considerando aspectos como financiamento, política, cultura, tecnologia, recursos e constrangimentos.

Quais são os componentes principais da AI?

Navegação 

O conjunto de acções que ajuda os utilizadores a pesquisar e navegar pela informação de um website ou de uma aplicação para atingirem o seu objectivo.

Um website complexo pode incluir diferentes tipos de navegação. Perceber como podem funcionar juntos para fornecer uma sensação de controlo e confiança aos utilizadores é essencial para desenhar um website eficaz e fácil de usar. Existem diferentes tipos de sistemas de navegação, por exemplo:

Hierárquico

Um menu com uma estrutura hierárquica que combina com a estrutura do website. Permite aos utilizadores que naveguem directamente para uma secção do website vários níveis abaixo do topo.

Linear

Quando as páginas web são acedidas de uma forma sequencial (ex. websites de aprendizagem).

Contextual

Usada para direccionar os utilizadores para páginas relacionadas, apoiando a aprendizagem associativa (ex. “produtos relacionados” ou “pode também gostar” em websites de e-commerce ou links de navegação para recursos em artigos).

Esquemas de organização

As categorias nas quais a informação é colocada. A maior parte dos conjuntos de conteúdo podem ser organizados de diversas formas. O desafio é encontrar o que funciona melhor para os utilizadores, o conteúdo e os objectivos do projecto.

Exemplos de estruturas organizacionais incluem:
  • Categoria

    Agrupar conteúdo com as mesmas características (ex. os supermercados agrupam os laticínios, fruta, bebidas, cereais, etc.)

  • Cronológica

    Conteúdo organizado pela ordem de criação (ex. nos feeds das redes sociais as novas publicações aparecem antes das mais antigas à medida que vamos fazendo scroll)

  • Localização

    Conteúdo organizado de acordo com um local específico ou global (ex. mapas das cidades, rotas de autocarros ou produtos organizados por divisão em websites de decoração e mobiliário)

  • Alfabética

    Um índice de A a Z (ex. encontrar uma marca específica num website de calçado)

  • Contínuo

    Organizar o conteúdo pela quantidade de uma variável mensurável, como preço, peso, tamanho (ex. organizar peças de roupa em categorias de preço)

Sistemas de pesquisa

A forma como os utilizadores procuram informação dentro do website ou aplicação. É particularmente eficaz para websites com uma grande quantidade de informação nos quais os utilizadores podem facilmente perder-se. Pode ser introduzir palavras num motor de pesquisa, procurar termos numa lista numerada ou filtros.

Sistemas de categorização

As formas como a informação é representada. As categorias são criadas para se referirem a uma grande quantidade de dados em poucas palavras. Para serem eficazes, as categorias devem ser transmitir uma sensação de familiaridade, por isso não devem mudar de uma página para a outra. Para além disso, o nível da terminologia deve ser apropriado para o público-alvo.

Métodos para desenhar ou avaliar a AI

Card Sorting 

O card sorting fornece informação útil para estruturar a informação de um website e ajuda a definir a sua navegação. Os exercícios de card sorting podem ser feitos individualmente ou em grupo. São dados às pessoas 50 a 100 cartões que representam o conteúdo a ser testado e é-lhes solicitado que organizem os cartões em grupos lógicos. Depois, devem atribuir um nome a cada grupo.

Os exercícios de card sorting podem ser abertos ou fechados. Nos exercícios abertos, o nome dos grupos criados é sugerido pelos participantes. São usados para propor uma estrutura alternativa. Nos exercícios fechados, é solicitado aos participantes para organizarem o conteúdo em categorias pré-definidas.

Inventário de conteúdo

Um inventário de conteúdo é uma lista detalhada e estruturada de todo o conteúdo de um website ou de uma aplicação. Cada página contém uma pequena descrição do seu conteúdo, juntamente com notas de correcção, o autor e a data de revisão.

Um inventário de conteúdo é uma ferramenta útil quando se redesenha um website e uma base para a reorganização de conteúdos. É essencial realizar uma auditoria eficaz ao website pois ajuda a perceber que conteúdo está disponível, se está localizado correctamente, se está actualizado e que conteúdo deve ser removido ou revisto.

Precisa de apoio com a informação de arquitectura do seu website?

Um mau sistema de navegação pode ser a razão pela qual os negócios perdem dinheiro, pois os utilizadores não conseguem encontrar o produto ou informação que procuram.

Realizando auditorias de conteúdo e exercícios de card sorting, a Xperienz pode ajudá-lo a desenvolver uma navegação inovadora e centrada no utilizador. Asseguraremos que os utilizadores navegam logicamente pelas suas páginas web e se aproximam de concluir as tarefas.

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