Desenhar produtos digitais fáceis de usar
O design de interacção (abreviado para IxD) refere-se ao design de produtos digitais e serviços interactivos de acordo com a forma como os utilizadores interagem com eles. As interacções são todos os elementos no ecrã que os utilizadores possam deslizar, clicar, tocar ou digitar, como botões, links, campos de formulários e muito mais.
Para o design de interacção é fundamental perceber como os utilizadores e a tecnologia comunicam entre sim, bem como perceber as necessidades, limitações e contextos dos utilizadores. Sabendo isso, os designers podem antecipar como alguém pode interagir com o produto ou serviço e personalizá-lo para responder às suas necessidades, corrigir problemas no início do desenvolvimento e inventar formas inovadoras de fazer as coisas.
As cinco dimensões do IxD
-
Palavras
Todo o texto (como nomes de botões, por exemplo) que ajuda a fornecer a quantidade certa de informação aos utilizadores. As palavras devem ser simples de compreender e comunicar a informação facilmente aos utilizadores.
-
Representações visuais
Todos os gráficos, ícones ou imagens com os quais os utilizadores interagem. Normalmente, complementam as palavras usadas para comunicar a informação aos utilizadores. Devem ser usados com moderação para não os sobrecarregar.
-
Objectos físicos ou espaço
O meio através do qual os utilizadores interagem com o produto ou serviço. Pode ser hardware físico, como um rato ou teclado, ou um equipamento móvel.
-
Tempo
O tempo durante o qual os utilizadores interagem com a interface. Podem ser animações, vídeos e sons.
-
Comportamento
As emoções e reacções dos utilizadores quando interagem com o produto.
Usar micro-interacções para melhorar a experiência do utilizador
Quando os utilizadores estão a navegar por um website ou aplicação precisam de saber o que acontece quando executam uma acção, quer seja deslizar para a esquerda, adicionar itens ao carrinho de compras ou clicar num botão. É por isso que as micro-interacções são importantes, pois são usadas para dar feedback significativo ao utilizador. Para além disso, micro-interacções bem desenhadas podem criar uma experiência mais agradável.
Barras de scroll, animações deslize-para-actualizar, animações de deslizar ou notificações de email são alguns exemplos de micro-interacções.
As micro-interacções são também usadas para:
- Incentivar o envolvimento e fazer com que os utilizadores interajam com a interface
- Economizar espaço em dispositivos móveis ocultando alguns itens de acção usando gestos
- Comunicar a informação de forma mais clara, usando recursos visuais e animações
- Tornar ecrãs de carregamento aborrecidos em algo mais interessante
- Ensinar o utilizador a utilizar a interface
- Ajudar os utilizadores a prevenir erros
- Exibir o estado do sistema
- Executar acções rápidas
- Direccionar a atenção dos utilizadores
- Comunicar a marca
Quer uma interface que cumpra as necessidades dos seus utilizadores?
A Xperienz aplica investigação ao design de interfaces simples e fáceis de usar. Aprendendo tudo sobre os seus utilizadores conseguimos desenhar uma solução que conjuga o que eles querem e o que beneficia o seu negócio.
Fale Connosco